Categories Acessórios, Calçado, Calçado de Trabalho, Dicas Dauti, Hotelaria, Housekeeping / Limpezas, Luvas Descartáveis, Recepção / Rececionista, Restauração, Uniformes

10 acessórios que não podem faltar no seu Uniforme de Hotelaria e Restauração

Posted on
10 acessórios que não podem faltar no seu Uniforme de Hotelaria e Restauração

O uso de uniformes em Hotelaria e Restauração traz muitas vantagens para a empresa e seus colaboradores. Nas áreas de Restauração e Hotelaria não é exceção! Se por um lado transmite uma mensagem de profissionalismo e identidade da empresa, por outro dá uma sensação de igualdade e coesão entre a equipa.

Podemos ir além da vestimenta e completar com acessórios que darão aquele look final dando um ar mais responsável ao colaborador. Assim, comunica uma mensagem subliminar de que o colaborador não se fica pelo look básico, assim como no seu trabalho.

No entanto, utilizar os acessórios de forma incorreta pode inverter a mensagem que se quer transmitir. Confira aqui as dicas para usar corretamente os acessórios sem abusar na dose!

 

Quais os acessórios que pode usar no seu uniforme nas áreas de Hotelaria e Restauração?

 

  1. Cintos

Os cintos são um acessório funcional pois permite o ajuste das calças, mantendo a elegância em qualquer ocasião. Além disso é aquela peça que pode usar contraste de cores e texturas com o uniforme.

  1. Suspensórios

Os suspensórios acrescentam ao uniforme masculino, um toque de classe e personalidade. Usualmente utilizado em uniformes de Restauração e Hotelaria, principalmente no atendimento ao cliente. São uma alternativa aos cintos e destacam-se de outros acessórios pelo contraste que fazem com a parte superior do uniforme.

 

Suspensórios acessório restauração
Suspensórios para uniforme de Restauração Dauti

 

  1. Gravatas

É muito comum ser utilizado nas áreas de receção em Hotelaria ou em serviço de sala num ambiente formal em Restauração. É aquele acessório necessário para um look mais formal. Pode sempre dar-lhe um toque de criatividade. Confira algumas formas menos usuais de utilizar a sua:

– Nó de gravata Prince Albert (duas voltas no laço)

– Nó de gravata café (formato flor)

– Nó de gravata Eldredge (nó dividido em cinco)

– Nó de gravata Triplo (nó dividido em três)

– Nó de gravata Borboleta (em forma de laço)

 

  1. Papillon

Acessório muito utilizado pelo género masculino a partir do século 17.

Pode ser utilizado em vários looks e combina muito bem com os suspensórios.

  1. Laços

Este acessório é mais utilizado pelo género feminino nas áreas de Restauração e Hotelaria e pode ser acrescentado ao look, dando um apeto mais formal. Existem já vários modelos de blusas femininas que já vem com laço incluído. Acrescenta elegância aos uniformes de hotelaria e restauração.

  1. Calçado

Dependendo de cada função, procure sempre o calçado mais adequado para a função. Na hora da compra tenha atenção a três questões que vão fazer a diferença: estética, conforto e segurança.

O calçado pode ainda ter vários formatos e texturas. As sapatilhas, por exemplo, são indicadas para quem tem de se deslocar a pé por um tempo prolongado.

Para a restauração as socas são um acessório muito confortável e resistente às lavagens. Algumas têm características  antibacterianas, indicadas para locais em que é necessária a higiene máxima, outras têm funções antiderrapantes, próprias para chãos húmidos das cozinhas. Este calçado se for leve é ainda confortável para longas horas a pé.

Os sapatos são tipicamente um calçado formal, no entanto, atualmente é possível ser simultaneamente elegante e incrivelmente confortável. São muito utilizados tanto em Hotelaria na receção ao cliente como na restauração no serviço à mesa.

Calçado para Hotelaria e restauração
Calçado para Hotelaria e restauração

 

  1. Toucas

Protegem a cabeça em várias situações, pode ser no banho para não molhar a cabeça ou para impedir o contato de cabelos com outras substâncias. São por isso muito utilizadas na área da Restauração e Hotelaria.

 

  1. Bandanas

Podem substituir as toucas em algumas tarefas, sendo, no entanto, mais versáteis, podendo ter os mais diversos padrões e cores.  Cobrem toda a região da cabeça e são muito utilizadas no manuseamento de alimentos por Chefs e ajudantes de cozinha pois impedem a queda de cabelo sob os alimentos. É por isso muito utilizada na área da Restauração.

  1. Luvas

São um acessório de proteção para as mãos nas tarefas mais exigentes da Restauração.  Podem proteger de cortes, de queimaduras e ou de bactérias.

Já para a área de Hotelaria pode encontrar luvas de algodão que transmitem higiene e transparência.

Dependendo da função, pode necessitar deste acessório muito resistente ou então descartável.

 

  1. Chapéu

Para a Restauração e Hotelaria os chapéus podem ser utilizados em várias atividades. Um Chef tradicional, por exemplo precisa do chapéu de cozinheiro, mas se for um Chef moderno irá sentir-se melhor com um boné ou boina. Podem ser usados também pelos colaboradores que fazem serviço à mesa.

 

Chapéus para Restauração e Hotelaria
Chapéus para Restauração e Hotelaria

 

Em Hotelaria e Restauração é muito importante a imagem que se transmite para os clientes e por isso, lembre-se sempre que ao utilizar um acessório passamos uma mensagem estratégica por isso escolha a mensagem certa. Tenha atenção na escolha do tipo de acessórios para complementar o seu uniforme, olhando a cores, texturas e resistência.

Na DAUTI desenhamos, confecionamos e produzimos todo o tipo de acessórios para complementar o seu Uniforme de Restauração e Hotelaria. Pode sempre encontrar este e muito mais artigos no nosso website dauti.pt.

Deixe as suas dúvidas sobre este tema nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *