Categories Alta Visibilidade, Fardas, Uniformes

5 Dicas para criar um Uniformes de Alta Visibilidade

Posted on
5 Dicas para criar um Uniformes de Alta Visibilidade

É necessário em certas profissões a utilização de Uniformes de Trabalho de Alta Visibilidade. Para além de uma forma de segurança e precaução, permite prevenir situações desagradáveis como acidentes.

Para além de áreas como Indústria, Armazéns, Manutenção e Construção, existem muitas outras onde os Uniformes de Alta Visibilidade são essenciais. Quando falamos de Fardas de Alta Visibilidade não falamos apenas de coletes refletores, mas sim outros elementos que poderão ajudar a compor e reforçar a visibilidade do profissional que os usam.

Neste artigo de blog iremos falar um pouco sobre o que são as Fardas de Alta Visibilidade e a sua importância:

 

  1. Significado das Fardas de Trabalho de Alta Visibilidade:

Este tipo de Uniformes são peças que chamam à atenção devido às cores usadas (amarelo, laranja, entre outras) e a presença de riscas refletoras, que a luz ao incidir sobre elas refletem. Com estas riscas, em ambientes de pouca luz, tornam o profissional mais visível.

Existem diversas peças que poderemos optar para criar um Uniformes de Alta Visibilidade. Desde coletes, calças, casacos, luvas, entre outros. Estes são alguns elementos que permitem manter os seus colaboradores mais protegidos.

 

  1. Importância da utilização de Fardas de Trabalho de Alta Visibilidade:

Nos dias de hoje, embora cada vez em menor número, alguns casos de acidentes no trabalho acontecem pela não utilização de uma Farda de Trabalho de Alta Visibilidade.

Poderemos enumerar diversos setores de atividade em que peças de Alta Visibilidade são necessárias como é o caso de Transportes, Eletricidade, Gás, Construção, Socorristas, por exemplo.

 

  1. Três vantagens da utilização de Fardas de Trabalho de Alta Visibilidade:
  • Segurança: Garantir um ambiente com a máxima segurança para os trabalhadores é essencial para que estes se sintam bem e protegidos nas suas funções. Cada setor de atividade tem um protocolo e instruções a seguir para garantir esta segurança. Não devem ser nunca ignorados.
  • Alta Visibilidade: Em ambientes mais escuros, com falta de luz ou até com nevoeiro, a Farda de Trabalho de Alta Visibilidade é o único elemento que permite garantir que o colaborador é visto pelos outros.
  • Equipa: Ao se sentirem protegidos e seguros com a utilização dos Uniformes de Trabalho de Alta Visibilidade, isso terá impacto na motivação e empenho de toda a equipa.

 

  1. Cores de diferentes Uniformes de Trabalho de Alta Visibilidade:

Cada setor de atividade tem uma legislação e medidas a adotar diferentes. Por norma as cores mais comuns são:

  • Laranja
  • Verde
  • Amarelo
  • Branco

 

  1. Diferentes Uniformes de Alta Visibilidade para diferentes setores de atividade:

Antes de qualquer decisão relativa às Fardas de Trabalho, é necessário considerar o tipo de funções e tarefas por si a desempenhar. A escolha deve incidir sobre isto.

Numa atividade em que o risco seja menor, poderá optar apenas pela utilização do Colete de Alta Visibilidade. Mas se falarmos de atividades mais perigosas, por exemplo, Manutenção de Estradas, Limpeza de Vias Públicas, sugerimos que sejam cumpridas todas as medidas impostas a nível legislativo e que o profissional esteja o máximo protegido evitando assim potenciais acidentes

Têm alguma dúvida? Fale connosco para o ajudar via +351 252 955 336, por email comercial@dauti.pt ou pelo formulário do nosso site em https://www.dauti.pt/pt/contactos .

Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

https://www.dauti.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.