Categories Cores Uniformes / Fardas, Dicas Dauti

Como a cor da sua Farda de Trabalho pode influenciar a sua equipa e o sucesso da sua empresa

Posted on
Como a cor da sua Farda de Trabalho pode influenciar a sua equipa e o sucesso da sua empresa

Escolher uma cor para a Farda de Trabalho da sua empresa, é bem mais difícil do que imagina. Não temos consciência disso no dia-a-dia, mas cada cor provoca sensações e transmite mensagens diferentes. Por isso é necessário fazer uma boa escolha no que toca à cor das Fardas de Trabalho de um negócio, para ajudar a atingir os seus objetivos a longo prazo.

Vários clientes que têm a mesma dúvida: Qual cor a escolher para o meu Uniforme de Trabalho? Neste artigo iremos mencionar algumas noções sobre as cores das Fardas de Trabalho a ter em conta para garantir que a que escolhe é a mais adequada para si e para o seu negócio.

  • Perceções diferentes da mesma cor:

Cada cor tem particularidades específicas, mas as pessoas podem associar elementos diferentes à mesma cor. Desta forma, tem de ter a certeza em que contexto uma Farda de Trabalho de determinada cor irá ser usada, a própria função a desempenhar e o que espera de quem a vai usar.

  • Influência na sua equipa:

Antes de escolher a cor para a sua Farda de Trabalho deverá ter em conta o bem-estar dos seus colaboradores, esta vai afetar também a produtividade e profissionalismo da equipa. Por exemplo, ao optar por uma cor quente e forte como o vermelho para uma Farda de Trabalho, pode levar a uma pessoa mais tímida e recatada a ser mais desenrascada.

Quanto mais membros da sua equipa a usar a cor da marca, melhor para a empresa, enviando uma mensagem forte e unificada aos clientes de que todos estão a trabalhar para atingir o mesmo objetivo.

  • Setor de atividade que se insere:

Antes de optar por alguma cor, considere o setor em que o seu negócio está inserido. Trata-se de uma empresa do setor Financeiro ou Jurídico que precisa ser simples em termos de cor? Ou é um setor energético e vibrante como o Desporto ou a Restauração?

A área de negócio deverá ter sempre influência antes de optar por alguma cor para a sua Farda de Trabalho. A cor é um fator chave. Em setores como o da Saúde geralmente optam pelo branco para as suas Fardas de Trabalho, pois retrata uma aparência limpa e estéril, aumentando a confiança na clínica/ hospital e na qualidade do serviço.

  • Significado das cores:

Amarelo: Sabedoria; Identidade; Calor; Otimismo; Clareza.

Azul: Segurança; Força; Racionalidade; Conhecimento.

Branco: Unidade; Paz; Harmonia; Calma; Equilíbrio.

Laranja: Desejo; Alegria; Otimismo; Jovialidade.

Rosa: Amor; Sensibilidade; Delicadeza; Beleza.

Verde: Esperança; Generalidade; Saúde; Paciência.

Vermelho: Movimento; Apetite; Força; Paixão; Coragem.

Preto: Sofisticação; Poder; Mistério.

Significado das Cores - Fardas de Trabalho

  • Funções a desempenhar:

A cor tem de ser pensada também em termos práticos. Por isso, antes de fazer esta escolha é importante pensar nos colaboradores e nas suas tarefas diárias em mãos para perceber se é melhor decisão optar por tons escuros ou claros nas Fardas de Trabalho.

Chamamos também atenção, que em casos específicos poderá ser necessário optar por Fardas que protejam os colaboradores, compostas por materiais repelentes, antinódoas e antibacterianos.

  • Estilo e tendências:

Não escolha a cor da sua Farda de Trabalho de acordo com as tendências atuais de cores. Estas tendências mudam várias vezes no ano, mas o Uniforme de Trabalho é para ser mantido, pois é um investimento de tempo e dinheiro por parte das empresas. Escolha uma cor que faça sentido para si, para o seu negócio, para o seu setor, funções e equipa, ou seja, algo que identifique a sua empresa e que possa ser usado e perlongado por vários anos.

Agora que sabe um pouco mais no que toca às cores e a sua relação com as Fardas de Trabalho, é só usar a criatividade. É normal que a sua empresa precise de alguma ajuda no que toca a perceber qual a cor que faz mais sentido optar para as Fardas de Trabalho. Comece por encontrar consultores especializados para o ajudar nessa tarefa.

A DAUTI conta já com 21 anos de experiência, conhecendo as carências e necessidades de diferentes áreas de negócio, que o irão ajudar a fazer esta escolha. Contacte-nos via telefone +351 252 955 336, email comercial@dauti.pt ou pelo formulário do nosso site em https://www.dauti.pt/pt/contactos.

Deixe as suas dúvidas nos comentários abaixo.

https://www.dauti.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *