Categories COVID-19, Fardas, Uniformes

COVID-19: Sabia que a sua Farda de Trabalho pode ser uma forma de proteção?

Posted on
COVID-19: Sabia que a sua Farda de Trabalho pode ser uma forma de proteção?

Neste período complicado pelo qual estamos a passar, devido ao COVID-19, os desafios sentidos são muitos, tanto a nível pessoal como de negócio. Várias empresas foram obrigadas a adaptarem-se a este novo “normal” para conseguir sobreviver e continuar com o seu estabelecimento aberto.

As palavras que mais ouvimos nos últimos tempos são “higiene”, “proteção” e “segurança”. São termos que sempre foram prioridades do ser humano e que, principalmente agora, não podemos viver sem e que temos de garantir que estão implementados nas nossas atividades diárias e nas próprias empresas.

É necessário que existam equipamentos que garantam proteção e higiene e que transmitam aos próprios colaboradores, que também sentem os efeitos desta “crise”, alguma segurança na sua utilização. Um desses equipamentos recomendados, e em muitos casos estritamente necessários, são o uso de Uniformes de Trabalhos.

O vestuário torna-se assim, como um dos pontos que mais contribuem para a segurança e proteção pessoal no trabalho.

Uma das várias características e vantagens que o Uniforme proporciona aos negócios é a sua capacidade de proteção e sentimento de segurança por parte de quem o utiliza. Ao longo deste artigo iremos abordar a relação entre os uniformes e a proteção e ainda dar algumas sugestões de equipamentos de proteção a utilizar.

No local de trabalho é importante que os seus colaboradores utilizem uma Farda de Trabalho que os proteja e que limite ao máximo o contacto direto com outras pessoas, superfícies ou espaços. Desta forma evitará também a contaminação das roupas pessoais dos trabalhadores, o que permitirá que estes, depois de garantirem que todos os procedimentos foram cumpridos após o horário laboral, como a higienização das mãos, possam vestir as suas roupas e voltar para as suas casas de forma segura.

O mesmo acontece com o calçado, sendo recomendado a utilização de um par de sapatos especificamente para o uso no local de trabalho.

Em relação às Fardas de Trabalho é importante salientar que existe um tipo de tecido apropriado para cada ambiente e função de atividade. Estas Fardas são desenvolvidas especificamente para usar em diferentes condições de trabalho, considerando todos os fatores e necessidades existentes para a proteção e segurança do colaborador.

Por isso é necessário que exista algum tipo de pesquisa ou aconselhamento com especialistas do setor têxtil e de confeção de Uniformes, que o possam ajudar a determinar qual o tipo de Uniforme de Trabalho mais indicado para o seu negócio.

Existem assim dois tipos de Fardas de Trabalho que poderá optar:

  • Descartáveis: De uma única utilização, não reutilizáveis e não laváveis. Este tipo de Uniformes poderão ser os mais indicados quando se tratam de setores de atividade que envolve lidar com muitas pessoas, tal como a área da Saúde, Estética, Clínicas, entre outras, em que se necessite de trocar várias vezes de Uniforme durante o dia. Esta deverá ser uma opção mais barata a curto prazo, mas a longo prazo se tornar um pouco mais cara pois poderá necessitar de grandes quantidades.
  • Reutilizáveis: Poderão ser usados várias vezes, pois permite a lavagem. Estes para além de precisarem de ser compostos por materiais indicados para uma determinada função e setor de atividade, poderão ainda ter algumas características específicas. Desde componentes antibacterianas, antimicrobianas, impermeabilidade e de outros tipos, que cumpram certas normas de segurança e que darão aos colaboradores o máximo de proteção e higiene no local de trabalho. Esta será uma opção mais cara, mas o facto de ser reutilizável dá um valor acrescido às peças e acabará por compensar. Dentro deste tipo de Uniformes, poderá ainda os personalizar de acordo com o seu negócio, tornando-os únicos e diferentes dos restantes.


O-QUE-TER-EM-CONTA-NA-ESCOLHA-DO-TIPO-DE-UNIFORME

Estes Uniformes Reutilizáveis devem ser, após a sua utilização, colocados à parte de roupa e outros itens limpos para serem lavados separadamente. Caso se trate de Uniformes descartáveis, de uma única utilização, estes deverão ser colocados num lixo específico para o efeito.

É recomendada a utilização de Fardas que garantam ao máximo que não exista contacto com a pele, tanto quando falamos de Uniformes Reutilizáveis como Descartáveis. Ou seja, deverá optar por camisolas/batas de manga comprida e calças compridas.

Algo complementar ao Uniforme é o uso da máscara de proteção e viseira. Estes são atualmente os dois equipamentos imprescindíveis a serem usados por parte dos colaboradores.

Outros equipamentos que também poderão fazer essa complementação são as luvas, batas, óculos, tapa-sapatos, aventais e toucas descartáveis ou reutilizáveis, dependendo do propósito da sua utilização. O uso destes equipamentos corretamente garante uma maior proteção no que toca à sua segurança e à segurança de quem os rodeia.

Como em tudo na vida, nas mais diversas áreas de atuação (Saúde, Hotelaria, Restauração, Beleza, entre muitas outras) teremos que reaprender hábitos de higiene e proteção. Neste sentido, o Uniforme de Trabalho não deve ser um simples fardamento, mas uma garantia de segurança, proteção e higiene.

De uma coisa podemos ter a certeza, o mundo mudou completamente com o surgimento deste vírus, mas as vidas e os negócios terão de voltar, um dia de cada vez, a alguma normalidade.

A DAUTI quer ajudá-lo a si e ao seu negócio a voltar a esta nova “normalidade”. Neste sentido, temos desenvolvido vários produtos que brevemente estarão disponíveis para compra direta na nossa loja online – Uniformes e Equipamento Reutilizáveis e Descartáveis com particularidades que vão de encontro com as normas em vigor e às necessidades diferentes tipos de negócio.

Neste momento de dúvida, há pelo menos uma certeza, tencionamos ajudá-lo e sugerir o que consideramos ser a opção mais indicada para a sua empresa.

Deixe-nos conhecer o seu negócio! Contacte-nos através do nosso telefone +351 252 955 336, por email comercial@dauti.pt ou pelo formulário do nosso site em https://www.dauti.pt/pt/contactos.

Deixe a sua opinião ou dúvidas sobre esta temática nos comentários abaixo.

https://www.dauti.pt/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *