Os profissionais de saúde têm muitas preocupações e responsabilidades que podem pôr em risco a saúde individual e a dos seus pacientes, por isso contar com os melhores equipamentos de proteção (EPI) é muito importante, vejamos então porque os profissionais de saúde utilizam fardas:
- Proteção individual e dos pacientes
A farda é o principal escudo de um profissional em qualquer atividade pois protege diretamente grande parte do corpo humano. Uma clínica de saúde é mais propícia à propagação e bactérias ou vírus por isso a sua farda de trabalho tem ainda mais importância. Sejam túnicas, batas ou pijamas cirúrgicos, estes equipamentos de proteção vão evitar a contaminação dos pacientes para o profissional saúde e vice-versa. Uma boa farda de trabalho evitará a transmissão de organismos nocivos entre si e os pacientes.
- Credibilidade do Profissional de Saúde, Hospital ou Clínica
A farda de saúde de um profissional tem características especificas que o distinguem das demais pessoas num espaço de saúde. É por isso comum que os profissionais de uma clínica vistam fardamento conforme a sua função. Por exemplo, numa clínica de saúde o médico distingue-se pela sua bata branca, já o enfermeiro e o cirurgião é comum vestir túnica ou pijama cirúrgico.
Na Pediatria muitos profissionais optam por túnicas com desenhos e padrões divertidos coloridos de forma a terem uma aparência mais amigável perante os seus „pequenos“ pacientes.
O mesmo acontece numa Clínica Veterinária em que é comum os profissionais usarem uma farda mais descontraída.
- Alertas de segurança
Já reparou que as cores branco, azul e verde são frequentemente utilizadas nas fardas saúde? Isso é porque o branco destaca as nódoas e transmite higiene, já a cor azul e verde contrastam com a cor vermelha do sangue, funcionando como alertas de segurança.
- Higiene e Segurança
Alguns fornecedores de fardas de saúde têm na sua coleção, fardas e uniformes de saúde com tecidos antinódoas e antibacterianos, o que permite que ao longo do dia os profissionais se se mantenham limpos e livres de resíduos que possam contaminar.
- Marketing e Identidade
A grande maioria das clínicas de saúde opta por personalizar as fardas de todos os profissionais com nome próprio, função do trabalhador e identificação da empresa. Desta forma está a contribuir não só para a notoriedade como também para aumentar a credibilização dos profissionais e empresa.
- Troca diária de farda
Por estar em contato frequente com agentes contaminadores é muito importante que o profissional de saúde use a sua farda de trabalho no máximo por um dia de trabalho. Assim ter várias fardas de trabalho garante a higiene diária e transmite uma imagem cuidada do profissional.
A farda de saúde deverá ser utilizada única e exclusivamente no local de trabalho para não levar ou trazer agentes contaminadores do exterior.
A utilização da Farda de Saúde é necessária em qualquer clínica ou hospital para proteção dos profissionais de saúde e seus pacientes. É importante, no entanto, não descurar também os demais equipamentos de proteção, sejam luvas, máscaras de proteção, viseiras, desinfetantes profissionais, calçado de proteção, aventais ou toucas.
Ter um fornecedor que lhe garanta atempadamente a entrega destes equipamentos de proteção e sempre nos materiais mais indicados vai fazer toda a diferença na satisfação dos seus colaboradores e pacientes e, principalmente, na Saúde e Segurança da sua Clínica.
Escolha um fornecedor de fardas de saúde que personalize o fardamento da sua equipa com tecidos confortáveis, leves e seguros.
A Dauti serve os profissionais de saúde desde 1999. É orgulhosamente uma Marca de Criação e Produção Portuguesa.
Confie em nós como também nós confiamos nos nossos profissionais de saúde!
Tem alguma questão quanto a este assunto?
Envie-nos uma questão ou peça um orçamento completo para comercial@dauti.pt.
fardas de saúdefardas de trabalhotunicas medicas