Categories Dicas Dauti, Fardas, Uniformes

Qual o tipo de tecido mais indicado para cada tipo de uniforme?

Posted on
Qual o tipo de tecido mais indicado para cada tipo de uniforme?

Ao pensar em renovar o uniforme da sua empresa devem ser tidos em consideração vários aspetos relativos ao: design do uniforme (cores, corte, estilo) e à produção e confeção do uniforme que envolve algumas decisões a tomar relativamente ao tipo de tecido utilizado na confeção do uniforme e às técnicas de confeção a implementar – o que está intrinsecamente ligado à decisão anterior.

Neste artigo iremos explorar um pouco mais sobre a temática do tipo de tecido mais indicado para cada tipo de uniforme. Sendo apropriado escolher diferentes tipos de tecidos de acordo com as funções e necessidade que cada departamento/sector da empresa, desempenha.

Na confeção dos uniformes o tipo de tecidos mais utilizados são:

1. Ganga ou Brim

Estes 2 tipos de tecidos são indicados para a produção de calças. Caracterizam-se por ter como principal atributo a sua resistência aliada ao conforto. As peças de ganga e brim são resistentes, duráveis e fáceis de lavar. Estes tipos de tecidos são os mais indicados para o desenvolvimento de atividades operacionais e industriais garantido uma maior segurança ao trabalhador no momento de desenvolver a sua função. No entanto, em ambientes com temperatura elevada podem originar desconforto devido a sua textura mais grossa.

2. Microfibra

A Microfibra é um tecido de origem sintética e habitualmente é uma solução para criar uniformes que exijam uma qualidade estética. Além de visualmente atrativo é um tecido antialérgico de secagem rápida e com uma grande durabilidade após muito tempo de uso e consecutivas lavagens mantém-se intacto. Ideal para funções como rececionista e comerciais que exigem contacto direto com o público.

3. Algodão com Poliéster

O algodão é uma fibra natural muito confortável, no entanto tem uma vida útil menor. Mas quando aliado ao poliéster torna-se um pouco mais durável sem perder o conforto. Este tipo de tecido é muito versátil sendo adequado para quase todos os tipos de trabalho. Sendo uma sugestão de proporção para um tecido de uniforme a combinação perfeita será ½ poliéster e ½ algodão. Sendo muito utilizado na área da hotelaria e culinária devido as suas características.

4. Algodão

O algodão é um dos tecidos mais versáteis e muito utilizados na confeção de uniformes profissionais devido a sua leveza e a um alto conforto. Ideal para utilização em uniformes de verão e para funcionários que precisam de se movimentar muito durante o dia, como por exemplo vendedores de grandes lojas e motoristas. A confeção em algodão é também ideal para profissionais de saúde. Para profissionais que tenham contato direto com materiais inflamáveis ou fogo, por exemplo, nestes casos deve-se evitar o uso de uniformes compostos por tecidos de poliéster. Estes tipos de uniforme, por serem sintéticos, propagam o fogo e o calor de forma mais rápida e podem até colar ao corpo, causando graves queimaduras. Nestes casos, a recomendação a utilização de uniformes de algodão.

Fale com a Dauti e usufra de um aconselhamento personalizado, profissional e experiente onde iremos apresentar as melhores soluções para sua empresa.

Contacte-nos via telefone pelo +351252954026 ou via formulário do nosso site!

Fontes:

https://www.dauti.pt

https://fcem.com.br/noticias/tecidos-para-uniformes-5-principais-tipos-e-suas-caracteristicas/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.