Categories Hotelaria, Jalecas de Cozinha, Restauração, Sem categoria, Uniformes

Sabe porque os Chefes de Cozinha vestem fardas?

Posted on
Sabe porque os Chefes de Cozinha vestem fardas?

Os Chefes de cozinha têm um papel determinante na Gestão e Imagem de um Restaurante e por isso precisam de uma Jaleca que os proteja e lhes dê conforto nesta função tão exigente.

Um restaurante exige um elevado nível de organização e coordenação entre todos os colaboradores para que a qualidade do serviço não seja posta em causa. Dependendo do tipo de cozinha podem existir várias funções: Chefe, Sub-Chefe, cozinheiro, auxiliar de cozinha, saucier (responsável pelos molhos), poissonier (responsável pelos peixes e mariscos), etc.

Numa cozinha quem coordena toda a equipa é o Chef, é ele quem decide a ementa, cria as receitas, escolhe a matéria-prima e dá a imagem pelo restaurante. É por isso que numa cozinha este é o cargo mais alto, seguida pelo Sub-Chefe, seu braço direito e quem o substitui nas folgas e férias.

Por ser um cargo de extrema importância numa cozinha, a farda traz muitos benefícios à execução das tarefas. A Jaleca é o tipo de farda mais utilizada pelos chefes de cozinha e, ao longo das últimas décadas tem se tornado cada vez mais prática, confortável e ergonómica.

Veja no vídeo abaixo a evolução das fardas de Chefes de Cozinha.

 

 

Conheça quais as vantagens de vestir a Jaleca na sua Cozinha:

 

  1. Imagem profissional

Muitos restaurantes têm o seu prestígio associado ao seu Chefe de cozinha devido às suas receitas de assinatura singular. Num restaurante de renome é comum os Chefes se apresentarem na sala para receber o feedback dos clientes. Por isso ter uma Jaleca distinta e personalizada com o nome do Chefe, acresce muito valor a si mesmo e ao Restaurante. É caso para mencionar o provérbio “Os olhos comem mais do que a barriga”.

Jaleca de Chefe
Jaleca de Chefe

2. Segurança

As Jalecas têm a importante função de proteger o Chefe que a utiliza. Existem materiais menos inflamáveis como o Algodão, no entanto são menos resistentes. Por isso o compromisso perfeito será a mistura entre o Algodão e o Poliester que lhe permite não só proteção como também maior comodidade. Atualmente podemos encontrar Jalecas nestes materiais reciclados. Assim, não só evita acidentes mais graves como também é mais amigo do ambiente.

3. Conforto

As Jalecas foram criadas para dar mobilidade e conforto ao seu Chefe e por isso deve optar por materiais leves e frescos e por um design que permita grande mobilidade tal como o “macho” nas costas.

4. Limpeza

A limpeza exímia da farda de um Chefe é muito importante para assegurar a sua imagem e prestígio. Por isso já existem Jalecas em materiais antinódoa e anti salpico que mantêm a aparência sempre cuidada, até mesmo quando entra em contacto com líquidos corrosivos como a lixívia.

Jaleca na Cozinha
Jaleca na Cozinha

Para complementar a sua farda de trabalho o Chefe deve ainda utilizar chapéu de cozinha para proteção dos alimentos devido à queda capilar e se preferir complementar com o avental para uma maior proteção.

Depois de ter lido os pontos acima já sabe como escolher a sua jaleca ideal de Chefe, atendendo ao design, material adequado e personalização.

A Dauti é Especialista em Uniformes e Fardas Profissionais desde 1999 e tem uma vasta gama de jalecas nos materiais mais indicados para a função. Tem ainda a vantagem de personalizar a Jaleca com o seu bordado exclusivo.

Se tem um grande projeto em mente saiba que temos um Gabinete Criativo capaz de desenhar uniformes de raiz à imagem da sua imaginação

Fale connosco! Envie-nos email para comercial@dauti.pt e teremos todo o gosto em agendar uma reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.