Categories Clean & Safe, farda hospitalar, fardas hospitalares, fardas saúde, pijamas cirúrgicos, Sem categoria

Sabe porque os enfermeiros usam pijamas cirúrgicos?

Posted on
Sabe porque os enfermeiros usam pijamas cirúrgicos?

O pijama cirúrgico é uma farda hospitalar utilizada por profissionais de saúde, especialmente os enfermeiros.

É um EPI (Equipamento de Proteção individual) composto por uma túnica e umas calças e tem como função principal conferir proteção e segurança aos utilizadores. Por outro lado, o uso de pijama cirúrgico previne a transmissão de agentes nocivos do enfermeiro para os pacientes, garantindo maior segurança para os pacientes.

Além da proteção, o pijama cirúrgico deve conferir o máximo conforto para o dia de trabalho, visto que alguns enfermeiros em Portugal chegam a trabalhar cerca de 12 a 14 horas diárias.

Cores e identificação

Túnica estilo pijama cirúrgico anti microbiano
Túnica estilo pijama cirúrgico anti microbiano
Calças estilo Pijama cirúrgico
Calças estilo Pijama cirúrgico

A grande maioria das Unidades Hospitalares está organizada por setores através das cores. Assim, médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos têm uma farda em determinada cor que os diferencia dos restantes colaboradores, tornando mais fácil a distinção entre eles.

Esta estratégia assumida pelas Unidades hospitalares permite passar uma imagem profissional para os pacientes, que assim sabem a quem se dirigir para pedir informações.  Por consequência sentem-se mais seguros, percebendo que “estão em boas mãos”.

Algumas cores são mais recomendadas do que outras, por exemplo, o branco, o azul e o verde são cores que contrastam com o vermelho, a cor do sangue e por isso é mais fácil detetar alguma situação anormal. Não é à toa que estas são as cores mais utilizadas pelos enfermeiros!

Além disso as cores têm o poder de alterar o humor, criar sensações e até mudar ambientes:

Branco: símbolo da paz, da pureza e da limpeza. Esta é a cor mais utilizada pelos profissionais de saúde, tanto por enfermeiros como por médicos. Esta cor simboliza a honestidade e a transparência e por isso é uma cor que transparece “confiança”.

 

Nota: Os profissionais de saúde começaram a usar fardas brancas no final do século XIX para conseguirem identificar melhor as nódoas e assim poder trocar as suas fardas e evitar transmissão de microrganismos nocivos. A partir de 1940 os profissionais de saúde começaram a optar por pijamas cirúrgicos de cor verde ou azul dentro do bloco operatório. Isto porque o branco das batas em conjunto com o excesso de luz provocava-lhes tensão ocular.

 

Azul: Esta cor é responsável por transmitir sentimentos de tranquilidade e confiança aos pacientes. Além disso, alguns estudos demonstraram que esta cor provoca efeitos positivos na saúde: diminuição da circulação sanguínea, redução da temperatura corporal e baixa da pressão arterial.

É a cor predileta de 46% dos homens e 44% das mulheres. E não existe quase ninguém que não goste de azul: apenas 1% dos homens e2% das mulheres citaram o azul entre as cores de que menos gostam (HELLER EVA, 2012)

Verde: É a cor da cor da natureza e da fertilidade e simboliza a juventude e a vitalidade. Por isso associamos esta cor a boa saúde!

 

Pijama Cirúrgico com Padrões

Para Unidades Hospitalares com Pediatria, os enfermeiros devem optar por pijamas cirúrgicos com padrões coloridos e animados. Assim alegrarão o dia dos “pequenos” e “exigentes” pacientes.

Confira os vários modelos de túnicas Dauti com padrão

 

 

Túnica estilo pijama cirúrgico com padrão
Túnica estilo pijama cirúrgico com padrão

 

https://youtube.com/shorts/d966KFAMGS4

 

 

Tecido do pijama cirúrgico

 

Os tecidos leves e confortáveis são essenciais para garantir conforto aos enfermeiros durante o dia.

A túnica não deve ser demasiado justa para permitir maior mobilidade e as calças devem ter elástico na cintura para se ajustarem facilmente ao utilizador.

Por estarem em contato diário com microrganismos nocivos os pijamas cirúrgicos devem ser lavados após cada utilização diária. Por isso que o tecido do pijama cirúrgico deve ser resistente ao desgaste provocado pelas lavagens excessivas.

Tecido anti repelente, antinódoas e antimicrobiano

 

Os pijamas cirúrgicos em tecido anti repelente, antinódoas e antimicrobiano são a melhor opção para garantir a máxima proteção.  Este tipo de tecido impede a proliferação e dificulta a multiplicação de bactérias e fungos.

Além disso o tecido antimicrobiano permite o controle de odores, resultado do stress e adrenalina diários!

 

Socas Hospitalares

 

Para complementar com o pijama cirúrgico deve usar calçado seguro e confortável tal como as socas hospitalares Dauti. Elas garantem:

 

  • Proteção anti estática
  • Proteção antiderrapante
  • Proteção antitranspirante
  • absorção de impactos
  • ergonomia

 

Socas hospitalares
Socas hospitalares

Limpeza e Armazenamento

A higiene das fardas de saúde é fundamental para garantir a proteção do enfermeiro e seus pacientes. Assim deve ter em conta não só a lavagem diária como também o armazenamento onde é acondicionada, evitando que apanhe pó ou humidade.

 

A Dauti é uma empresa Portuguesa de Fardas e Uniformes Profissionais desde 1999.

Com mais de 22 anos de experiência no fornecimento de Fardas e Calçado profissional para o setor da saúde, inovamos a cada dia com novos modelos inovadores, cada vez mais seguros, práticos e confortáveis!

Conheça todos as opções disponíveis em https://www.dauti.pt

Para mais informações contacte-nos através do nosso telefone +351 252 955 334, por email comercial@dauti.pt ou pelo formulário do nosso site em https://www.dauti.pt/pt/contactos .

Partilhe connosco a sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.