Categories Fardas, Hotelaria, Uniformes

Sabe qual o tipo de uniforme que melhor se adequa à sua unidade hoteleira?

Posted on
Sabe qual o tipo de uniforme que melhor se adequa à sua unidade hoteleira?

O uniforme é um instrumento eficiente para aprimorar uma cultura do bom gosto e da imagem adequada de acordo com a essência e valores da marca.

Um estudo realizado numa rede de 4 hotéis comprovou que os uniformes “afetam a perceção do cliente sobre a imagem da empresa e isso pode afetar o lucro do negócio a longo prazo. Com os uniformes profissionais, os funcionários sentem-se parte da empresa e isso eleva o nível de confiança e profissionalismo, o que reflete num melhor atendimento aos clientes.”

Claramente depreendemos que os uniformes são o espelho da identidade de um Hotel, mas de seguida surge uma questão na mente do gestor:

Qual será o tipo de uniforme que se adequa ao conceito da minha unidade hoteleira?

A resposta à questão base irá ser desvendada ao longo deste artigo para que possamos ajudar a potencializar ao máximo esta poderosa ferramenta de marketing.

Primeiramente é necessário olhar para dentro da marca/empresa e fazer uma introspeção relativamente a 5 principais tópicos:

1. Posicionamento do hotel:

a. Qual é a ideia que pretendemos que fique fixa sobre a filosofia e presença da unidade hoteleira na mente do público-alvo.

2. Público-Alvo da marca e potencial público-alvo que quero atingir:

a. O target tem de estar bem estudado a nível demográfico e psicológico.

3. Estrutura do hotel:

a. Dimensão do mesmo e da força de trabalho

4. Departamentos a serem uniformizados:

a. Funcionários da receção, rececionistas e concierges;

b. Equipa de limpeza;

c. Chefes;

d. Equipa de spa entre outros;

5. Manutenção dos uniformes:

a. Qualidade dos uniformes e cuidados a ter para aumentar a durabilidade;

O primeiro passo está intrinsecamente ligada à definição de conceito do hotel, ou seja, definir a tipologia do hotel: rural, urbano, rústico ou clássico.

A definição deste conceito vai estar interligado com o tipo de uniformes e tipo de decoração que irá selecionada. A nível dos uniformes é necessário analisar os seguintes pontos:

  • Simbologia das cores- A teoria das cores têm um grande impacto na leitura visual e racional do cliente, ou seja, ao pensarmos num uniforme de profissionais de saúde pensamos em branco. A cor branca têm como simbolismo associado a paz.
  • Tipo de corte- A escolha do tipo de corte do uniforme irá ter um grande impacto na perceção do conceito da unidade hoteleira. Corte mais reto identifica um estilo mais tradicionalista.
  • Tipos de tecidos– A escolha do tipo de tecido prende-se com fatores como o tipo de funções desenvolvidas dentro do hotel.
  •  Tipo de bordado- Essa etapa é a que vai diferenciar uma roupa comum de um uniforme profissional. É nesse momento que deve ser aplicado o bordado ou o estampado escolhido pela empresa, de acordo com o tipo de uniforme e estratégia adotada.

Falámos sobre o posicionamento (imagem que pretendemos cimentar na mente do nosso target) da unidade hoteleira, do target, departamentos, e dos cuidados (cores, cortes, qualidade do material) a ter aquando da seleção de uniformes para as várias equipas.

Agora queremos que conheça as soluções pensadas pela nossa equipa de especialistas com mais de 20 anos de experiência no sector dos uniformes para cada tipo de hotel que a Dauti dispõe em https://www.dauti.pt/pt/produtos/hotelaria-8.

Entregando também soluções de utensílios e decoração apropriadas ao conceito do seu negócio em https://www.dauti.pt/content/uploads/maingallery/40133_1584465340.pdf

Já conhece a marca Dauti?

Descubra uma solução integrada que reúne as tendência mais atuais ao nível de uniformes e utensílios de restauração e hotelaria em https://www.dauti.pt/.

Convidamo-lo a dar a sua opinião sobre esta temática nos comentários abaixo.

Fontes:
https://www.dauti.pt;
https://www.audaces.com/conheca-as-caracteristicas-do-mercado-de-roupas-profissionais/
https://www.wiseworksafe.com/blog/view/how-to-choose-hospitality-catering-uniform

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.