Categories COVID-19, Máscaras de Proteção

Tipos de Máscara de Proteção: Saiba qual a mais indicada para o seu negócio

Posted on
Tipos de Máscara de Proteção: Saiba qual a mais indicada para o seu negócio

Usar ou não usar Máscara de Proteção no local de trabalho? Desde do aparecimento do COVID-19 que a própria Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmava que a utilização deste Equipamento de Proteção poderia dar uma falsa sensação de segurança.

Isto mudou. Com a chegada de novas informações, a DGS começou a recomendar o uso generalizado por toda a população deste novo “acessório” do dia-a-dia, que poderá ajudar a reduzir a propagação da doença, minimizando a emissão de gotículas de saliva provenientes de tosse e espirros. Desta forma, todos nós tivemos de nos adaptar a um conjunto de procedimentos que mudaram rotinas pessoais e profissionais.

Mas máscaras há muitas, de vários tipos e feitios. Neste artigo iremos nos focar nas Máscaras Comunitárias Reutilizáveis e Máscaras Cirúrgicas Descartáveis, aprofundando um pouco sobre as semelhanças e diferenças entre elas, como forma de ajudar a decidir qual será a mais indicada para si e para o seu negócio.

As Máscaras Cirúrgicas Descartáveis, compostas por polipropileno, são consideradas um dispositivo médico, que previne a transmissão de partículas infeciosas das pessoas que as utilizam relativamente às pessoas que estão à sua volta.

Têm habitualmente três camadas, uma exterior impermeável e repelente, uma intermédia que filtra agentes patogénicos e uma interior que absorve água, transpiração e saliva;

Este tipo de Máscara de Proteção é recomendado principalmente para utilização por parte dos Profissionais de Saúde, pessoas com problemas respiratórios, idosos com mais de 65 anos, pessoas que tiverem em contacto com doentes com COVID-19, doentes autoimunes e outros com o sistema imunitário comprometido.

Existem dois tipos de Máscaras Cirúrgica Descartáveis, do tipo I e II, em diferentes modelos, sendo as mais comuns as do tipo I. A diferença entre as duas é que a de tipo II tem uma maior capacidade de retenção de partículas e permeabilidade ao ar.

Em relação às Máscaras Comunitárias Reutilizáveis, estas não são consideradas dispositivos médicos e a sua composição depende do próprio fabricante. Para já, sabe-se que as Máscaras Comunitárias podem ser de algodão ou poliéster ou uma mistura dos dois, segundo Rui Ivo, Presidente do Infarmed, e que poderão ter entre duas a três camadas.

Os fabricantes deste tipo de máscara devem cumprir certos critérios e requisitos em termos de produção, desempenho e usabilidade no que diz respeito à filtração, respirabilidade e durabilidade da máscara. A sua utilização é recomendada por parte da população em geral como forma de segurança e de proteção.

Nesse sentido, as Máscaras Comunitárias Reutilizáveis devem ser acompanhadas de especificações técnicas: a quem se destina, materiais utilizados, indicações de lavagem e secagem e número máximo de reutilizações.

Em relação a este tipo de máscaras, existem o Nível 2 e 3, em diferentes modelos, tal como acontece nas descartáveis. As de Nível 2 são máscaras destinadas à utilização por profissionais que, não sendo da saúde, estão expostos ao contacto com um elevado número de indivíduos. Já as de Nível 3 destinam-se à promoção da proteção de grupo. Em termos de permeabilidade ao ar, estas têm valores semelhantes, enquanto que na capacidade de retenção de partículas, as de Nível 2 são mais eficazes.

Fonte: CITEVE – Capacidade de Retenção de Partículas e Permeabilidade ao Ar – Máscaras Descartáveis Tipo I
Fonte: CITEVE – Capacidade de Retenção de Partículas e Permeabilidade ao Ar – Máscaras Comunitárias Reutilizáveis Nível 2 e 3

De seguida referimos algumas diferenças e semelhanças entre estes dois tipos de Máscaras de Proteção:

  • Preço: As Máscaras Cirúrgicas Descartáveis são mais baratas comparativamente às Comunitárias Reutilizáveis. A longo prazo, as Máscaras Comunitárias poderão compensar o seu preço, visto que permite a reutilização, enquanto que as Descartáveis são de uma única utilização;
  • Tempo de uso: Os dois tipos de Máscaras de Proteção têm um número de horas máximas de utilização – cerca de 4h. Após este período deixam de garantir a segurança para quem as utiliza. O mesmo acontece quando estas ficam húmidas ou desgastadas;
  • Destino após utilização: As Máscaras Cirúrgicas Descartáveis devem ir imediatamente para o lixo depois de uma única utilização, pois a barreira de proteção fica comprometida. Já as Máscaras Comunitárias Reutilizáveis poderão ser lavadas e utilizadas novamente (tendo em conta as especificações do fornecedor);
  • Vida útil: A vida útil das Máscaras Cirúrgicas Descartáveis é muito inferior comparativamente ao das Máscaras Comunitárias Reutilizáveis – 1 versus 5 a cerca de 20 utilizações (dependendo da máscara em si);
  • Proteção: Ambas garantem uma maior segurança para o utilizador e para quem o rodeia, em vez de optar pela não utilização das mesmas;
  • Questão ambiental: O facto que as Máscaras Comunitárias serem reutilizáveis permitem reduzir o impacto ambiental comparando-as com outro tipo de máscara;

 

Apesar destas diferenças, há um aspeto em comum: Saber usar máscaras de proteção corretamente é essencial. Todas as máscaras são uma medida complementar de proteção. O seu uso não dispensa a higienização das mãos, a implementação do distanciamento social e outras medidas de segurança.

Cada precaução tem uma enorme importância na nossa vida. Estamos todos envolvidos no combate a esta pandemia. A DAUTI está consigo nestes momentos, desenvolvendo produtos que garantem a sua segurança e a segurança de quem o rodeia. Brevemente teremos disponíveis para compra direta, na nossa loja online, uma grande variedade de Equipamento de Proteção para particulares e profissionais, nomeadamente Máscaras Comunitárias Reutilizáveis, que vão de encontro às normas de proteção em vigor.

Para mais informações contacte-nos através do nosso telefone +351 252 955 336, por email comercial@dauti.pt ou pelo formulário do nosso site em https://www.dauti.pt/pt/contactos.

Deixe a sua opinião ou dúvidas sobre esta temática nos comentários abaixo.

https://www.dauti.pt/

2 comments

  1. Bom dia, agradeço informação sobre as mascaras reutlilizaveis bem como o preço das mesmas.
    Cumprimentos

    1. Boa tarde Sr. Victor Santos,

      Peço-lhe que nos envie um email para comercial@dauti.pt, de forma a que possamos mostrar toda a nossa oferta de Máscaras de Proteção, ao mesmo tempo que lhe damos informação sobre os preços e as suas características.

      Aguardamos pela sua mensagem,
      EQUIPA DAUTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *